quarta-feira, 8 de abril de 2009

Interesse Público

Devemos dar devida atenção no que se refere ao “Conceito de interesse Público”. De maneira bastante pertinente, veículos de comunicação passam uma certa preocupação com o contexto, mas infelizmente não é a realidade dentro da lógica de ética social. O sensacionalismo é uma das piores formas de conduzir uma informação, pois isso dá um impacto muito grande à notícia.
É claro que existem canais de comunicação muito sériosno mundo, no entanto, o que se vê é a mesma situação todos os dias, não parecem muito eficazes para a melhoria desse fato.
Em uma visão critica, o interesse público pode mudar o contexto social tanto para melhor, como para pior na vida de milhares de pessoas, ao saber como a sociedade reagiria se tratando de determinados tópicos como economia, encargos tributários e as circunstancias de sobrevivência.
O interesse público deveria sim ser norteador das informações jornalísticas, mas em função de acordos políticos com a imprensa, que infelizmente existem, certas informações, que seriam de extrema importância para a população, acabam sendo ocultadas para comodidade de uns para a manutenção da falsa liberdade que a imprensa dispõe hoje.

Jornalismo Contemporâneo

As necessidades de conhecimento da sociedade se dão de forma bastante complexa, pelo fato de que as pessoas ligadas por sentimentos momentâneos não conseguem visualizar o contexto que o jornalismo contemporâneo quer passar através das diversas formas de comunicação. A sociedade de maneira geral não busca o aprofundamento da informação.
Nesse tocante, o jornalismo contemporâneo passa com muito dinamismo determinadas informações; mas peca no que diz respeito ao “destrinchar” de determinados assuntos.
Temos como exemplo a corrupção acobertada, a falsa idéia de que o desemprego vem diminuindo, que a educação está evoluindo e demais coisas desse aspecto, que acabam sendo noticiadas de forma cômoda para ambas as partes: imprensa e poderes e não mostram a realidade.
É lógico que, uma pessoa ao ler uma noticia, deverá se atentar sobre os assuntos relevantes a seu interesse, porém, pela falta de tempo, que é comum nos dias de hoje, uma noticia dada de forma parcial prejudica o senso critico das pessoas, fazendo com que elas não consigam desenvolver o conhecimento necessário referente a assuntos ligados a sociedade atual.