quarta-feira, 20 de maio de 2009

Radio Você - AM 580


Criada em 12 de Outubro de 1950 por Gê Godoy, nomeada a Radio Clube de Americana, com sede na Rua 30 de Julho na cidade de Americana, foi considerada uma das rádios mais importantes da época.
Quando criada a radio era um Clube, pois muitos dos ouvintes eram associados colaborando com LPS e objetos, muitos desses sócios chegaram a ter carteirinhas de associados.
Na disputa pela concessão da radio, o fundador, Gê Godoy venceu uma disputa contra o jornalista Romeu Mantovani. Godoy conseguiu vencer, pois pertencia a um partido político influente, que na época era de extrema importância já que os canais de radio eram distribuídos de acordo com a posição e influencia política.
Depois de passar pelas mãos de vários donos a radio foi vendida em 2004 para o vereador Flávio Biondo, que transferiu sua sede para a rua Ruy Barbosa, que também teve seu nome modificado para Radio Você através de votação popular.
Atualmente a Rádio Você é vinculada com o jornal O Liberal de Americana desde dezembro de 2004, abrangendo 56 cidades, entre as quais toda a nossa região, chegando até alguns municípios do Sul de Minas Gerais, segundo a Associação de Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo.

Um breve história sobre o Rádio

A existência das ondas sonoras foi provada, em 1887, por Heinrich Hertz e em 1894, Gugliemo Marconi construiu a antena receptora que captava sinais do alfabeto Morse. Anos depois, Marconi ganhou a patente inglesa para o telégrafo sem fio, e a partir daí começava a era da radiodifusão. Como o rádio e a telegrafia sem fio não poderiam decidir por si mesmas quem ficaria com cada freqüência, foi criada uma Associação Internacional de Rádio e Telegrafia, que existem até hoje, como a Associação de Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo, que controlam as emissoras e as transmissões de rádio, porém todos esquecem que as ondas transmissoras sempre serão bens de todos, pois é proporcionado pela própria natureza.
A primeira emissão radiofônica realizada no Brasil, segundo o site
www.radiojornalismo.com.br, aconteceu no dia 6 de abril de 1919 através da Rádio Clube de Pernambuco, por Oscar Moreira Pinto. Aliás, a maioria das rádios do Brasil eram Rádio Clube, onde seus associados pagavam uma mensalidade para colocar no ar as suas programações, e isso se estendeu por um longo período de tempo.
Existe certa diferença entre emissoras AM e FM. As rádios de faixa de ondas médias, AM, que quer dizer Amplitude Modulada buscam um estilo mais companheiro do ouvinte, com programações mais faladas do que musicais. Tem um público grande, pois o seu sinal avança até áreas rurais levando serviços, informações, música e bate-papo.
Já as rádios FM – Freqüência Modulada – começaram a ser exploradas nos anos 60 para uso do governo federal, antes disso servia apenas para comunicação entre estúdios e antena de retransmissão das emissoras. Hoje, elas se caracterizam por ter uma programação mais musical, que se volta aos jovens na forma de entretenimento. Conta com todos os estilos musicais além de sorteios, brincadeiras e uma linguagem informal que chama atenção daqueles que vivem antenados nas novidades.