segunda-feira, 1 de junho de 2009

Entrevista com João Turquiai em 03 de Abril de 2009



João Turquiai é o jornalista responsável da Rádio Você, se formou no curso de Jornalismo em 2003, na UNIMEP, conclui sua pós-graduação em Comunicação Jornalística na Casper Líbero, em 2007, fez estágio na Tv Cultura e trabalhou na Rádio CBN, em São Paulo. A Rádio Você é vinculada com o jornal O Liberal de Americana desde dezembro de 2004. Marcos Brogna, editor chefe do Jornal O Liberal, junto com João Turquiai, jornalista responsável pela Rádio Você, fazem reuniões de fechamento toda semana, integrando matérias do jornal e da rádio e também fazendo as mediações entre os dois meios de comunicação. Brogna também escreve para o caderno “Opinião” do jornal diário.
A rádio conta com informativos diários (Repórter 580), transmitidos de hora em hora, que reúnem noticias locais, regionais e também bolentins nacionais feitos na redação da rádio e passados para os locutores, que colocam sobre as notas, efeitos para climatizar mudanças de ambiente e assunto. Além de Turquiai, jornalista responsável, a equipe é formada por 15 pessoas, possuindo repórteres externos que se integram virtualmente, passando informações até em tempo real, noticiando os fatos sem sensacionalismo.
A rotina da radio é indisciplinada, segundo Turquiai, pois os fatos não têm hora marcada para acontecer. Assim, sendo jornalista responsável, se comunica com a equipe mandando e-mail com assuntos que podem ser repercutidos na região, com sugestões de pauta para a redação desenvolver, reescrever informações, transformando em matérias ou notas para serem transmitidas nos informativos. Aos sábados, fazem uma escala para não faltar informação a população. O responsável do dia faz o papel de repórter, produtor, apurador, editor e redator, por isso a importância da qualificação do profissional.
As rádios regionais enfrentam hoje, muitas dificuldades como a falta de profissionais qualificados, a defasagem técnica das emissoras, falta de recursos humanos e técnicos, que são interligados. Por tantos déficits nessa área é que a Rádio Você, junto ao Jornal O Liberal vem investindo na estrutura e qualidade da emissora de rádio, contando com o apoio e os benefícios do jornal.
Para João Turquiai, a informação é mais valiosa que o ouro. Os jornalistas de hoje em dia, tem que saber usar esse poder, pois muita gente não dá credibilidade alguma as notícias, mas tem também pessoas que vivem em busca delas.
Com o constante crescimento da Internet houve convergência das mídias. Apesar de ser um forte meio de comunicação, que facilita e agiliza a transmissão de informação, justamente pela agilidade que exige é que as informações não são devidamente apuradas, na maioria das vezes. Internet é revestida de um falso regime de urgência, é tachado como um veículo de pouca credibilidade, porque a informação não é bem trabalhada. Mas, apesar de tudo isso, a Internet causa curiosidade às pessoas, o que as leva a acessar. Existem sites oficiais que tem mais peso, mais coerência nas informações por serem mais reconhecidos.
Rádio requer muito improviso do locutor, tanto AM como FM. A diferença entre elas, é o publico atingido. AM tem mais informação, notícias, variedades e já nas emissoras FM tocam mais músicas, mais entretenimento, depende muito de quem as ouve.
Independente disso, a política é, sem duvida o norteador da comunicação. É ela que domina os noticiários em qualquer veiculo de transmissão.
Sobre o diploma para jornalista, João, como jornalista, acha essencial. No seu papel de coordenador na Rádio Você, em questão de contratação, dá preferência para estudantes pelo peso salarial, mas também não contrata quem não se formará em pouco tempo. Para os formados, não contrata sem o diploma, pois é uma forma de valorização da profissão. No curso de formação, são passadas questões de ética, bons costumes, bom senso, os alunos aprendem a conciliar as informações, a passar a noticia de forma correta, além dos truques e teorias que formam um bom profissional sem vícios. “Da mesma forma que outras profissões precisam, o jornalismo também. Notícias têm causas e conseqüências, tem um papel importante, com grande responsabilidade diante da sociedade. A moral e a ética são os bem maiores do jornalista, e isso tem que ser cultivado” diz Turquiai.
A radio, para Turquiai, é a melhor oficina para desenvolver articulações de raciocínio, habilidade para a TV e outros meios de comunicação.

Programação da Rádio Você - AM 580

A Rádio Você conta com uma programação eclética, pois o seu público alvo procura novidades, atualidades, diversão, cultura e entretenimento. E é isso que a rádio proporciona aos seus ouvintes, horas de músicas, informações sobre a região através de boletins e jornais diários, informações sobre esporte, momentos de reflexão, entrevistas, convidados especiais e ainda abre espaço para a participação dos ouvintes.
Por esse acolhimento e essa diversidade de programas, que a Rádio, hoje, abrange tantas cidades da região cativando cada dia mais a população que aprecia a sua programação.

Segue o link do site da Rádio com a programação diária completa: http://www.radiovoce.com.br/novo/programacao.asp